A Papa Mielina

A Papa Mielina
banner A Papa Mielina

domingo, 8 de janeiro de 2017

MS hug - O abraço da EM

Hoje partilho convosco algo que ainda não tinha ouvido falar, mas que já senti.

 

Até acho uma certa graça ao nome que deram a este sintoma, embora perca a graça toda quando se sente!

Andava aqui a navegar na internet, á procura do próximo tema para um novo post. E por mero acaso, encontrei este título que me despertou a atenção, "MS hug".

Na próxima consulta de Neurologia vou abordar este tema...

Já por diversas vezes, fosse depois de ir correr ou chegar a casa depois de um passeio num dia um pouco quente ou demasiado frio, que tanto nas mãos, como nos pés ou nas pernas, chegava a sentir uma dor tão aguda e tão forte que me fazia deixar o que estava a fazer para agarrar o membro que me estivesse a doer. Às vezes, até depois de acordar, sinto essa dor, que tanto pode ser, como já referi, nas mãos, nos pés ou nas pernas, mas acho que nunca me aconteceu sentir essa dor no peito. Quando esse tal "abraço" se dá nas pernas, como só me aconteceu depois da corrida, pensei que fossem cãibras, mas depois de o Aquele que nos atura ter visto a dita perna chegou há conclusão que estava errada acerca de ser uma cãibra 😛 (acreditem ou não, nunca tive nenhuma cãibra 😆, daí deduzir que fosse isso. Mas penso que não é mau, o facto de nunca ter tido uma cãibra?! 😧).


Para quem como eu, desconhecia este sintoma da EM, deixo aqui informação útil:

Em Português:
http://www.abcesclerosemultipla.com.br/2016/04/o-abraco-da-esclerose-multipla.html

Em Inglês (pois parece-me que esta mais completo no que diz respeito à localização dos sintomas):
https://www.mstrust.org.uk/a-z/ms-hug
https://www.mstrust.org.uk/news/views-and-comments/what-ms-hug

Partilhem a vossa experiência, se também já tiveram alguma vez este sintoma.
^ Top